sábado, 20 de setembro de 2014

O sistema de numeração decimal. Construção da dezena pela brincadeira. O ábaco. A construção da centena e da unidade de milhar.

  
     Etapa II
    ü   Passo 1

Diferentes tipos de ábaco: 
     
Tipo
História
Utilidade

Ábacos




O ábaco é considerado uma das maiores descobertas da História, existem relatos que os babilônios utilizavam um ábaco construído em pedra lisa por volta de 2400 a.C., os indícios do uso do ábaco na Índia, Mesopotâmia, Grécia e Egito. O seu surgimento está ligado ao desenvolvimento dos conceitos de contagem.
Na Idade Média o ábaco era usado pelos romanos para a realização de cálculos. A utilização do instrumento por parte dos chineses e japoneses foi de grande importância para o seu desenvolvimento eaperfeiçoamento. 

O ábaco, em sua forma geral, é uma moldura retangular com fileiras de arame, cada fileira representando uma classe decimal diferente, nas quais correm pequenas bolas.
Ábaco Romano


Foi criado por volta do século XIII e, era utilizado como um método normal de cálculo. Era uma tábua com 8 sulcos, e em cada sulco inferior havia 5 bolinhas de contagem e 4  no sulco superior.

Seu funcionamento era semelhante ao ábaco atual.

Ábaco Asteca


Surgiu entre 900-1000 D.C. As contas eram feitas de grãos de milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira.

Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas. Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca.



Ábaco Japonês




O ábaco japonês utilizado pelos orientais é conhecido pelo nome de Soroban. O Soroban é um instrumento utilizado para cálculos matemáticos e, apesar de ter sua origem ligada aos japoneses, foi criado na China e levado ao Japão no século XVII.

Utilizado para cálculos complexos de adição, subtração, multiplicação, divisão e raiz quadrada. Permite o desenvolvimento do cálculo mental, favorece a compreensão do conceito de aritmética.

Ábaco Russo





O ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais

A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.

Ábaco Chinês



O registro mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo".

É considerado tão importante para os comerciantes da China que seu uso se tornou imprescindível. “Só os que possuem grande habilidade necessitam recorrer ao ábaco”.


Ilustrações dos tipos de ábacos



Ábaco Romano



Ábaco Asteca


Ábaco Japonês



Ábaco Russo

Ábaco Chines



      Referência Bibliográfica
     

Nenhum comentário: